Geral

 

Os impactos ambientais causados pelo homem

De acordo com dados divulgados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em abril de 2022, os alertas de desmatamento na Amazônia passaram de 1 mil quilômetros quadrados. Em nota, o Observatório do Clima (rede de organizações e entidades especializada no monitoramento de temas do meio ambiente no Brasil) afirmou que é a primeira vez na história do sistema Deter-B, do Inpe, que os alertas mensais de desmatamento ultrapassam essa marca no mês de abril.

Os dados divulgados no mês seguinte evidenciam a preocupação de instituições quanto à degradação ambiental ocorrida nos últimos anos no país. O assunto, que é de importância global, vem sendo debatido de maneira formal desde 1972, data em que foi organizada a Conferência de Estocolmo, a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar de questões relacionadas ao meio ambiente.

Na última década, a principal iniciativa ambiental em escala global foi a assinatura do Acordo de Paris, em abril de 2016, por dezenas de países. O documento trata sobre as mudanças climáticas e rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020.

Muitos podem achar que as ações que temos atualmente não irão impactar tão seriamente no futuro, mas não é bem assim. As nossas ações e as formas de produção utilizadas atualmente impactam na nossa realidade e nosso modo de vida. Desde o descarte inadequado de lixo e o esgotamento do solo até o consumo exagerado de recursos naturais e desmatamento, todas as ações realizadas pelos seres humanos tendem a ter consequências ambientais.

O impacto vem sendo sentido pela população mundial através das alterações climáticas e desastres ambientais. O uso abusivo de recursos naturais finitos, o consumo exagerado de recursos e a perda constante de biodiversidade podem levar o planeta a um colapso. É importante entendermos mais sobre a relação entre o Homem e a natureza e promovermos a reflexão sobre o meio ambiente e o aspecto social. A gente não vive de forma isolada, somos seres sociais. Vivemos nesse modelo de sociedade e utilizamos deste modo de produção. Isso impacta a nossa vida e o ambiente em que vivemos.

Texto adaptado a partir do original disponível em: https://www.uninter.com/noticias/os-impactos-ambientas-causados-pelo-homem

 

Questionário

1)     Quais dados foram divulgados pelo INPE?

2)     O que é o Observatório do Clima?

3)     O que afirmou o Observatório do Clima?

4)     Em que mês foram divulgados os dados que fizeram com que a preocupação das instituições quanto à degradação ambiental fosse evidenciada?

5)     Quando foi organizada a Conferência de Estocolmo?

6)     Qual documento trata sobre as mudanças climáticas e quando ele foi elaborado?

7)    Como as ações do homem como o descarte inadequado de lixo e o desmatamento podem ser sentidas?

8)     Segundo o texto, o que impacta a nossa vida e o ambiente em que vivemos?

9)     Por que é importante entendermos mais sobre a relação entre o Homem e a natureza?

10)  Que relação tem o Observatório do Clima com a Conferência de Estocolmo e o Acordo de Paris?