8º Ano - 2024

 

Fontes de energia

Fontes de energias são recursos naturais transformados em energia usada na rotina, como a energia elétrica e os combustíveis. São classificadas em renováveis e não renováveis. São consideradas renováveis quando os recursos utilizados não acabam com o uso, e não renováveis quando acabam com o uso. As energias renováveis são provenientes da água, do Sol, do vento, da biomassa etc. Já as não renováveis são o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.

O Brasil faz uso dessas energias, tanto as não renováveis, como o petróleo e gás natural, quanto as limpas, como a hidrelétrica, eólica, solar, entre outras. Essas fontes de energia apresentam diversas vantagens e desvantagens. Elas podem ser limpas, ou seja, não destruir ou impactar o meio ambiente, e até mesmo renovar-se com seu uso. No quesito desvantagens, cita-se o valor inicial de investimento, que, na grande maioria da vezes, é de alto custo.

Fontes renováveis de energia

As fontes renováveis de energia são aqueles recursos naturais que não se esgotam com seu uso, ou seja, renovam-se ao longo do tempo naturalmente. As energias renováveis são consideradas limpas por não serem poluentes e causarem poucos impactos ambientais.

Algumas dessas fontes são permanentes, como o vento ou a luz solar, outras podem acabar, dependendo de como são usadas diariamente, como a água.

  • Energia eólica: é gerada pela ação do vento. A força dos ventos movimenta turbinas de aerogeradores, que, por sua vez, fazem com que a energia mecânica seja convertida em energia elétrica.
  • Energia solar: é produzida pela captação dos raios solares, através de painéis fotovoltaicos, que convertem o calor em energia elétrica, e painéis térmicos, que utilizam o calor solar para aquecer a água.
  • Energia hidrelétrica: é criada pela força da água dos rios, que movimentam as turbinas para a geração de eletricidade. É comum em regiões de rica hidrografia e relevo de planaltos.
  • Energia maremotriz (mar): é adquirida por meio da construção de turbinas nos mares, que são movimentadas pela força da água, e assim gera-se a energia elétrica.
  • Biomassa: é adquirida pela queima de substâncias de origem orgânica, ocorre com a combustão de lenha, bagaço de cana, resíduos agrícolas e excrementos animais. Os biocombustíveis são considerados biomassa por serem produzidos com base em vegetais de origem orgânica, como a cana-de-açúcar (caso específico do etanol).
  • Energia geotérmica: é o aproveitamento do calor do interior da Terra. O calor da Terra é transformado em eletricidade, nas usinas geotérmicas ou geotermais.

Leia mais sobre essas importantes fontes energéticas em: Fontes renováveis de energia.

Fontes não renováveis de energia

As fontes não renováveis de energia são aquelas que não se renovam rapidamente no meio ambiente, sendo consideradas combustíveis fósseis, ou seja, seu uso é altamente poluente e causa grandes impactos no meio ambiente.

As energias não renováveis são provenientes de reações químicas naturais, realizadas no interior da crosta terrestre, exclusivamente em rochas sedimentares, e são provenientes de matéria orgânica, por isso recebem o nome de combustíveis fósseis. São elas o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Esses elementos demoraram centenas de milhares de anos para ser produzidos.

Eles são utilizados na indústria por sua alta capacidade de combustão, como o carvão mineral, cuja queima gera energia para a produção de bens industrializados. O petróleo, por sua vez, é mais usado como combustível dos veículos automotivos e matéria-prima de diversos tipos de indústrias. Já o gás natural é usado como combustível de veículo e também no meio doméstico, com o gás de cozinha.

A energia nuclear é adquirida pela quebra ou fissão do núcleo atômico, em usinas nucleares. Essa energia não se renova, pois um núcleo quebrado não retorna ao seu estado original. Outro fator que devemos considerar é a alta radioatividade liberada após a quebra do núcleo, isso, além de ser altamente nocivo à saúde de qualquer ser vivo, pode promover acidentes graves, como explosão de usinas nucleares (caso de Chernobyl).

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm